Mercado de crédito deve crescer menos, prevê Febraban.

Taxa-credito

Pesquisa de Economia Bancária realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) observou piora generalizada das expectativas para o ano que se inicia. Após o crescimento atípico registrado em 2020 e 2021, a carteira total de crédito manteve-se em expansão forte em 2022 e deverá seguir acima do crescimento observado no período pré-pandemia (6,5% em 2019) em 2023, elevando-se em 8,2%, revela a Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas. 

Pesquisa Febraban, realizada com 20 bancos entre 13 e 20 de dezembro, é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária, e reúne as percepções das instituições financeiras sobre o documento do Banco Central e as projeções para o desempenho das carteiras de crédito no ano corrente e no próximo. Preocupação dos analistas com os rumos da política fiscal se espelhou no adiamento do período esperado para o início do processo de flexibilização da política monetária e na revisão da tendência de crescimento da economia. “Para a maior parte dos entrevistados, a tramitação da PEC da Transição resultou em alteração tanto do início da flexibilização monetária quanto em uma elevação da taxa terminal da Selic em 2023. 

Os entrevistados avaliam que o valor da moeda americana se mantenha na faixa de R$ 5,30 no 1 semestre de 2023 .

Para 2022, a elevação da projeção da carteira total deve-se à expansão esperada para a carteira com recursos direcionados, cuja expectativa subiu de 10,2% para 13,3%.

A piora foi puxada pela carteira PJ, que tem mostrado menor dinamismo recentemente, provavelmente, por conta da maior oferta de crédito direcionado e sinais de desaceleração da atividade. “Enquanto isso, a projeção para a expansão da carteira pessoa física livre subiu de 18,2% para 19%, refletindo o forte desempenho das linhas atreladas ao consumo, como o cartão de crédito e crédito pessoal”, explica Rubens Sardenberg..

(fonte: site Monitor mercantil)

Contrate um profissional www.inaccess.com.br