
A participação envolve uma busca continuada de agilidade, e tempo, além de um forma de motivação aos funcionários para estarem bem envolvidos nos processos de qualidade da empresa, os funcionários representam a empresa dentro e fora dela. Quando eu era assistente de gerente do Bamerindus aos 18 anos eu era perguntado como estava a taxa disso e daquela aplicação… Eu eu precisa compreender a necessidade daquela pessoa e manter uma postura condizente ao contexto e identidade com a qual aquela pessoa estava falando. Eu aprendi nos treinamentos continuados do banco que há duas mentalidades, a “problemática” e a “solucionática”, eu me especializei na na solução, e fui muito bem treinado. Cada vez que se altera um processo, as pessoas tem que ser treinadas. Eu costumo dizer, é melhor eu me colocar no lugar do cliente. Por isso eu penso que é fundemental a enquete final junto ao cliente não adianta um questionário de 50 perguntas, ele vai responder tudo sim, não ou não responderá. Perguntas focadas no seu processo produtivo ou de serviços são um caminho. Não basta a partir dai mudar os processos, mas sim treinar, treinar e treinar as pessoas.
Na operação ou execução: Círculos de controle de qualidade atendidos oportunamente nos processos de gestão de qualidade, p.e. assemelham-se ao PDCA. No exemplo de industrialização de uma caneta, deu certo vai, não deu certo separa e altera o processo.
Base da Filosofia corporativa: a ideia é que a imagem primordial da empresa deva ser firme e singela entre os funcionários no sentido humanitário aos valores humanitários, sociais, função. As empresas que não se preocupam muito com isso quebram, ou “quebram perdendo muitos talentos”, pois se ela não cuida dos valores, das cosias, das questões básicas, a visão de só ganhar dinheiro, vai de uma forma mesmo que não seja financeira “quebrar perdendo muito dinheiro pelo capital humano se esvaindo, ou ficando desmotivado.
Auditorias permanentemente: lembre de que quem está pisando na brasa, não enxerga onde tem cinza para pisar e parar de queimar o pé, cinza é quente e “não queima”. A auditoria propicia a visão de outro setor interno ou externo. Há comparações de valores internos e externos e dá outra visão. Então essa auditoria deve ser realizada por outro departamento se está de acordo com a legalidade, com os requisitos do cliente, etc. De tempos em tempos uma auditoria EXTERNA é necessária para dar uma visão distinta e, respeito aos padrões internacionais de auditoria e relatório profissional. Para quê? Para inteligência competitiva, a qual integra a cultura organizacional. Dr. Elio Rezende – Master Coach, treinador, palestrante, empresário, advogado sênior.