AERONAVES – Importação e exportação

Aeronave

Importar uma aeronave custa caro no Brasil! Estão na faixa de 20% a 149% de seu custo mais o transporte. Questões atinentes a esse perfil de importação dizem respeito ao contrato de compra e venda, desembaraço aduaneiro e a homologação da autoridade aeronáutica. E ainda sim, não causam um impedimento operacional.

O Brasil detém grande fluxo de importação de aeronaves, tendo como origem Estados Unidos e a França! De Janeiro a Agosto 2022 foram U$ 223 milhões em importações de aeronaves equivalentes a 323 toneladas. E com fretes na ordem de U$ 200 mil dólares americanos. 

As NCMS mais usadas foram: 

NCM 8802.20.10 — Aviões e outros veículos aéreos, a hélice, de peso não superior a 2. 000 kg, vazios NCM 8802.40.90 — Outros aviões e outros veículos aéreos, de peso superior a 15. 000 kg, vazios NCM 8802.30.29 — Aviões e outros veículos aéreos, 7 toneladas < peso <= 15 toneladas, vazios, a turboélice NCM 8802.30.21 — Aviões turboélice, multimot. P<=7000kg, vazios NCM 8802.20.90 — Outros aviões e veículos aéreos, de peso menor ou igual a 2000 kg, vazios NCM 8802.30.31 — Aviões e outros veículos aéreos, a turbojato, de peso inferior ou igual a 7. 000 kg, vazios NCM 8802.20.21 — Aviões e outros veículos aéreos, a turboélice, de peso não superior a 2. 000 kg, vazios, monomotores NCM 8802.20.22 — Aviões e outros veículos aéreos, de peso não superior a 2. 000 kg, vazios, a turboélice, multimotores

(Fonte: Logcomex)

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